HISTÓRIA

15 de Agosto de 2002
Quatro meses depois de um passo decisivo para a estabilidade do país – a oficialização da paz efectiva em Angola – é fundado o Grupo Opaia. Inicialmente focado no comércio geral – importação e exportação – rapidamente cresce e diversifica as suas áreas de negócio, de acordo com as oportunidades do mercado.

2003
O Grupo Opaia dá início aos primeiros projetos na área da informática e conquista o seu primeiro grande negócio, a instalação de computadores e software na província do Namibe.

2005
Na área dos serviços, a Opaia lança a M. Katur, uma empresa aliada ao mercado hoteleiro e de turismo, vocacionada para a oferta das melhores soluções de mobilidade e alojamento para os visitantes que chegam ao território angolano.

8 de Maio de 2012
Inauguração da loja e showroom Green Power, a grande aposta do Grupo no sector das energias renováveis. Pelo seu primeiro negócio em Luanda – a aplicação de sistemas de iluminação em zonas rurais e urbanas – e pelo sucesso do primeiro ano de actividade, é distinguida com um prémio do Ministério do Ambiente.

26 de Novembro de 2012
Fruto do trabalho desenvolvido pela Green Power, a Opaia participa na conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP18) em Qatar, Doha, no papel de patrocinadora.

15 de Agosto de 2012
Uma década depois da sua fundação, o Grupo Opaia conta com 17 empresas e actua nas mais diversas áreas de negócio: da construção à energia, da imobiliária ao turismo, dos investimentos às participações, dos serviços à distribuição.

14 de Dezembro de 2012
É criada uma parceria com diversas escolas periféricas, que se concretiza no apoio anual através do fornecimento de material didáctico e equipamento.

6 de Novembro de 2013
A Opaia preside à CEEIA – Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola – por um mandato de três anos. Com esta organização, contribui para facilitar a cooperação entre empresas angolanas e os seus processos de internacionalização.

24 de Janeiro de 2013
Inauguração do Hotel Ekuikui I, o primeiro hotel de 4 estrelas na província do Huambo, num evento com a presença do Ministro da Hotelaria e Turismo, Dr. Pedro Mutindi, do Vice-Governador para a Área Técnica, Calunga Quissanga, entre outros convidados e diversas entidades.

Dezembro de 2013
O Grupo Opaia anuncia o seu posicionamento estratégico no sector petrolífero, através da sua filial Opaia Oil.

15 de Maio de 2014
É criada a Newsletter Fala Opaia, com o objectivo de divulgar a actividade, notícias e outras informações sobre a organização, tanto a nível interno como para o público em geral.

11 de Junho de 2014
A Green Power é responsável pela primeira instalação de uma unidade de energia solar num automóvel em Angola – o carro solar – que permite levar energia a qualquer lugar do país.

4 de Julho de 2014
No conjunto das suas empresas, o Grupo Opaia emprega um total de 600 colaboradores, o que se traduz numa participação activa na dinamização da sociedade e da economia angolana.

17 de Outubro de 2014
A Opaia é distinguida com o Prémio Empresa do Ano no Fórum de Fornecedores do Sector Petrolífero, considerando “a notoriedade e a coerência da visão estratégica da liderança, que resultou na rápida expansão e crescimento da empresa no mercado angolano”.

28 de Novembro de 2014
Com o Hotel Ekuikui I, o Grupo Opaia recebe o Prémio de Investimento Privado na Província do Huambo, um galardão atribuído pela Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP).

Dezembro de 2014
No seguimento de diversos concursos públicos, a Opaia Construções ganha mais de 30 projectos, nomeadamente escolas, hospitais, habitações, centros médicos, vias rodoviárias e abastecimento e distribuição de água.


Patrocinador Oficial Presidência
Comite Paralimpico Angolano CEEIA